Meu primeiro aplicativo em PHP

A+ | a-
  • Postado por: Marcelo Ribeiro de Oliveira Mello | Data: 18/06/2013 | Categoria: artigo | Visitas: 1124
    php-apache.jpg

    Com palavras corriqueiras você aprende PHP


    Descrição:

    Primeira coisa: por onde se começa a desenvolver php?

    É muito simples: antes de tudo, você precisa ter em mãos um computador conectado a internet, ok? Bem, como você está acessando este site, isso já prova que você tem um computador conectado a internet ao seu dispor! Gostaria de que o sistema operacional que você esteja usando para desenvolver seja o Microsoft Windows.


    Você também precisará baixar uma aplicação chamada WAMP. Ela será a contenedora de nossos programas feitos em PHP.


    Outra ferramenta que usaremos é o Notepad++. Esta ferramenta será usada para digitar os códigos que gerarão o programa em PHP. Tendo estas duas ferramentas funcionais, Têm-se o suficiente para começar a programar em PHP!


    Para ajudar você na tarefa de desenvolvimento, utilize o manual do PHP. Este manual está disponível na área de download. Você poderá fazer o download deste manual, que, assim como o WAMP, é gratuito. Disponibilize a versão em português para garantir um melhor entendimento de seu conteúdo. O Manual de PHP será seu companheiro de referência. Se você precisar de alguma ajuda em programação em PHP, Ele poderá ajudá-lo.


    Instalando a ferramenta WAMP você terá, instalados, automaticamente, o ambiente de desenvolvimento, contendo o Servidor Web Apache, o interpretador PHP e Gerenciador de Banco de Dados MySQL.


    Não se preocupe muito com as características técnicas do Apache, PHP e o MySQL agora, mas, pense o seguinte: "Eu preciso do WAMP para que os programas que desenvolvo em PHP possam funcionar em minha máquina, para que eu possa aprender e desenvolver este sistema que eu venderei no futuro." Enfim, WAMP + NotePad++, a dupla dinâmica para o desenvolvimento em PHP.


    Então, você precisará de: Wamp, NotePad++, Manual do PHP. Tudo em seu computador, tudo de graça. Você poderá então desenvolver este aplicativo que será vendido usando estes três elementos gratuitos. Olha só que legal! temos em mãos tudo que precisamos para desenvolver nosso aplicativo. Vamos lá?


    Vamos instalar o Wamp, faça o download dele e instale-o na pasta C:\wamp. Ela será a pasta padrão para conter o WAMP instalado que contém o interpretador PHP e o SGBD MySQL usado em nossa aplicação.


    E também instale o Notepad++. Faça um atalho para o NotePad++ na área de trabalho. Copie também o manual do PHP para seu desktop ou mesmo em uma pasta dentro do wamp. Mas, mantenha ele sempre ao seu alcançe, inclusive, se possível, por meio de um pendrive.


    Agora que você instalou o Wamp, vamos iniciar o programa: clique no link do WampManager e ele será executado. Agora você poderá ver na barra na área de notificação (no canto inferior, onde fica o relógio do Windows) que ele está rodando na cor branca. Repare que, quando o WAMP começa a iniciar os serviços do Apache, do PHP e Banco de Dados, ele fica vermelho, amarelo e depois branco indicando que o MySQL e o PHP estão prontos para serem executados.


    Vamos testar a nossa aplicação: O "Olá Internet". Este é um simples programa que mostrará na tela a frase, "Olá Internet, o PHP está funcionando! Yes!". Vamos testar?


    Abra o Notepad++, defina a linguagem para PHP, e digite o seguinte código. Assim, já vamos aprendendo a sintaxe do PHP.


    <?php

    echo ("Olá Internet, o PHP está funcionando! Yes!");

    ?>


    Sempre comece um programa com <?php para abrir um trecho de código e, para fechar, o trecho utilize?>. Dentro destas TAGS você poderá mandar o programa exibir na tela a frase "Olá Internet, o PHP está funcionando! Yes!". Relembre-se de que este é apenas um programa do tipo "Alô Pessoal" para que, funcionando, você possa se certificar de que o PHP está funcionando. Depois, nós partiremos para o desenvolvimento de nosso programa propriamente dito.


    Ok, salve o arquivo com o nome "teste1.php" em uma pasta de teste, em "c:\wamp\www\testes". A Pasta "www" é a pasta utilizada pelo Apache para permitir a execução das aplicações em PHP. Dentro da pasta "teste" guardaremos alguns mini scripts de teste que iremos, eventualmente, precisar, durante nossa aventura de desenvolvimento.


    Para testar o nosso ambiente em PHP, precisaremos de um navegador WEB. Pode ser o Firefox ou o Internet Explorer. Usaremos, por padrão, o Firefox, um excelente browser. Um dos motivos pelo qual optaremos pelo Firefox é o fato dele possuir um plugin chamado Firebug, que será muito útil na hora de depurar, de verificar as partes de nosso programa enquanto este estiver sendo testado. Claro, testaremos nosso sistema no Internet Explorer também, uma vez que este é um navegador WEB muito conhecido e seu cliente provavelmente irá usá-lo também. Portanto, para desenvolver, usaremos o Firefox e testaremos também no Internet Explorer.


    Ai está o nosso programa! Vamos ligar o Firefox e digitar "http://localhost/testes/teste1.php" e teclar [Enter], Ai está o programa, veja só, que legal! Pronto! Se o programa está codificado corretamente, significa que o PHP está funcionando em sua máquina, e a mensagem "Olá Internet" aparecerá na tela do navegador!


    Enfim, precisamos do WAMP, Notepad++, Manual do PHP, e até mesmo Folha de papel com o desenho do esqueleto de nossa aplicação. Três coisas gratuitas adicionados a um pouco de tinta e papel gastos para desenhar a aplicação e temos uma receita para fazer este sistema existir, ok?


    Visite o site do Marcelo Ribeiro de Oliveira Mello Clique na URL, abaixo


    www.blasterbit.com

Imagens para esta postagem

  Não há imagens para esta postagem.

Voltar ao topo
Contratar especialista em desenvolvimento PHP